Teste Hidrostático

Não há produtos que correspondam à seleção.

O que é um teste hidrostático?

É um teste que você pode fezer em todo sistema hidráulico, ou seja, sistemas que operam com líquidos. Os sistemas mais comuns são com água e óleo. Você pode realizar dois tipos de teste: o de pressão, como o próprio nome diz, para certificar que seu sistema está dentro da pressão especificada pela engenharia, e o de estanqueidade, que testa se o sistema tem vazamento. Além do teste de vazamento, que testa as conexões de solda e roscas dos tubos, o teste de pressão também serve para certificar que todos os equipamentos que estão ligados no sistema, como manômetros, válvulas, registros, etc. resistem àquela pressão especificada.

Melhor explicando ainda, o teste hidrostático testa tubulações e equipamentos. As tubulações são testadas quanto à trincas, corrosões, rompimentos, etc. Os equipamentos que você pode testar são extintores, sprinklers, mangueiras, registros, válvulas, caldeiras, etc. Com uma bomba de testes e um acesso próprio ao sistema você pode, rapidamente, executar estes testes e ter a certeza de que está tudo dentro dos padrões.

A Eletrofrigor sempre recomenda uma manutenção preventiva no seu sistema hidráulico, pois esse procedimento sempre se torna muito mais barato. Como funciona a Bomba? A bomba tem um tanque onde você armazena o líquido compatível com o seu sistema (água ou óleo). Daí, você vai pressurizar o sistema com este líquido armazenado e aferir as suas medições, através de um manômetro embarcado na bomba.

Uma vez que o sistema esteja pressurizado, uma avaliação visual vai te ajudar a identificar falhas, problemas e possíveis correções no sistema.

Qual a bomba ideal? Depende do tamanho e da pressão do seu sistema. A melhor forma de você definir isso é lendo as especificações técnicas do seu sistema e do manual de instruções da bomba que você precisa comprar.

Quais as melhores práticas para um teste hidrostático?

O sistema a ser testado sempre deverá estar fora de serviço, com todas as áreas que dependem desse sistema devidamente comunicadas, para não haver testes falso positivos, você deve sempre atender às normas exigidas para esta tarefa e usar os EPIs corretos.

Normas exigidas: o teste hidrostático é um procedimento exigido na NR 13. Por isso recomendamos que você estude e se certifique nessa norma. Além de estar de acordo com a lei, você presta um serviço de melhor qualidade e ainda garante a sua segurança.