Saiba como resolver os principais defeitos em pressostatos de lavadoras

O pressostato é a peça responsável por identificar o nível de água dentro da lavadora e enviar essa informação para a placa eletrônica. Conforme a água sobe no interior do tanque, uma pressão de ar vai se formando e, através desta pressão, o pressostato consegue medir o nível de água.

Composto por três peças principais - a mangueira, a almofada de ar e a fiação elétrica - o pressostato é um dos responsáveis por processos como a centrifugação e o enxágue. 

O pressostato é uma das peças que mais apresentam problemas na Máquina de Lavar. É por causa dessa frequência que é importante saber detectar os defeitos desse componente para realizar um serviço eficiente.

Sabe quais os principais erros dessa peça? Não? Então, fique ligado!

Conserto de Máquina de Lavar

Conhece o pressostato? Prazer!

O pressostato é responsável por identificar o nível de água dentro da lavadora e enviar essa informação para a placa eletrônica.

Conforme a água sobe no interior do tanque, uma pressão de ar vai se formando e, através desta pressão, o pressostato consegue medir o nível de água.

Quais são os componentes do pressostato?

A melhor forma de consertar algo, é conhecendo o seu funcionamento e cada componente que o forma. Com esse conhecimento, fica muito mais fácil detectar os defeitos e realizar os reparos com sucesso.

Os componentes de um pressostato são:

  • Mangueira - Caminho por onde passa a pressão de ar que chega no pressostato;
  • Almofada de ar - Parte do tanque que conecta a mangueira através de um bico;
  • Fiação - Componente elétrico do pressostato, responsável por enviar as informações.

Vamos ao que interessa! Os principais defeitos do pressostato

Você já teve que lidar com uma Máquina de Lavar que não para de encher? Esse é um dos defeitos mais comuns desses aparelhos!

Nesses casos, é comum que o problema seja identificado na mangueira do pressostato. Caso ela esteja dobrada ou furada, a peça não irá receber a pressão do ar e não será capaz de identificar o nível corretamente.

Outro defeito que acontece com frequência, é quando a máquina não para de jogar água fora para centrifugar mesmo quando não tem mais água nenhuma no tanque. Esse problema também pode ter a ver com o pressostato, sabia?

Se a almofada de ar estiver entupida, consequentemente, ela pode acabar retendo água na mangueira. Com isso o pressostato irá entender como se ainda houvesse água para jogar fora no tanque.

Como a centrifugação só inicia quando recebe a informação de que não tem mais água dentro da máquina, esse processo nunca acontecerá.

Temos uma dica simples para saber se a almofada está suja e impedido a passagem de ar:

  1. Encha de água o tanque da lavadora;
  2. Certifique-se que a mangueira está encaixada corretamente no bico da almofada;
  3. Assopre a ponta oposta da mangueira. Se fizer bolhas no tanque, é porque está limpo e há passagem de ar.

E a parte eletrônica? Será que está boa?

A fiação é responsável por levar a informação direto para a placa eletrônica da lavadora. Para saber se está funcionando corretamente, é preciso realizar um teste de continuidade com o auxílio do multímetro.

Fiação do Pressostato
Fiação do Pressostato de Dois Níveis

O fio lilás, como vemos na foto acima, é comum para a maioria dos pressostatos. Ele é responsável por transmitir a informação para os demais pinos.

Já os fios preto e vermelho, chamados fios de nível, levam a informação de seus respectivos níveis para a placa.

Como fazer o teste de continuidade?

Teste de Continuidade

O teste de continuidade mostra se está tendo passagem de informação entre o fio lilás e os demais fios com a placa. Este teste informa se o pressostato está mandando contato para a placa eletrônica.

Primeiramente, para realizar o teste você deve configurar seu multímetro para a opção de continuidade e, em seguida, conectar o ponto de prova preto no fio roxo e o ponto de prova vermelho no outro fio.

Após esse processo assopre a mangueira do pressostato para simular o ar da lavadora. Se o multímetro fizer um alarme sonoro, é porque a parte eletrônica desse plug está funcionando corretamente.

Agora, repita o primeiro passo, mas inverta o contato dos pontos de prova com os fios. Caso não faça barulho, é porque o pressostato não está enviando as informações para placa.

Além do multímetro, existem várias ferramentas que são fundamentais para facilitar e agilizar o trabalho do técnico de refrigeração.

Pensando nisso preparamos um TOP 5 com as principais ferramentas para o profissional da refrigeração. Será que você já é o feliz dono de algumas delas? Caso não, nós da Eletrofrigor estamos esperando a sua visita!



Did you find it helpful?
LIKE (2)
DISLIKE