EPI: O que é Equipamento de Proteção Individual?

EPI: O que é Equipamento de Proteção Individual?
Poucos sabem, mas o trabalho de um técnico em refrigeração pode ser bastante perigoso. Altitudes elevadas, gases tóxicos e produtos ácidos podem representar ameaças na rotina de manutenção. É para isso que existe o EPI, ou Equipamento de Proteção Individual. Você já ouviu falar nessa sigla? Se não, não se preocupe. A Ar Condicionado e Máquina de' target='_blank' >Eletrofrigor vai te explicar a importância dos EPIs e porque você deveria usar equipamentos de proteção individual em todos os procedimentos de manutenção de sistemas de refrigeração.

O que é o Equipamento de Proteção Individual?

Mais conhecido como EPI, essa sigla serve para designar um conjunto de equipamentos fundamentais para garantir a integridade física do técnico durante sua rotina de trabalho. Pode parecer um nome complicado, mas você certamente conhece alguns dos principais equipamentos de proteção individual que existem no mercado atualmente. Entre os mais utilizados estão os óculos, cintos de segurança, capacetes, botas e luvas. Além de preservar a saúde física, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais.

Quando devo utilizar os EPIs?

A Norma Regulamentadora 6 (NR6) torna obrigatório o uso de equipamentos de segurança para todos os profissionais de áreas de risco. Além disso, essa norma torna a empresa responsável por fornecer, sem custos, todos os EPIs necessários para seus funcionários. O uso de EPIs é negligenciado, muitas das vezes, até pelos técnicos mais experientes. A verdade é que o uso de equipamentos de segurança deve ser uma prioridade para qualquer técnico, sem exceções.

Quais os EPIs mais importantes para Técnicos de Refrigeração?

A refrigeração está em todo o lugar. É por isso que técnicos refrigeristas lidam com os diversos cenários durante serviços de manutenção. O mais comum dos cenários de risco ocorre durante serviços em condensadoras de prédios. Grandes alturas requerem o uso de cintos de segurança e capacetes, obrigatoriamente. Até mesmo alturas moderadas, que requerem o uso de escadas simples, precisam de atenção. Nunca use escadas que estão com ligamentos frouxos ou que não têm sustentação apropriada. Altura, no entanto, não é o único fator de risco. Refrigeristas também lidam com solda, chamas e eletricidade. Por isso, o uso de luvas também é essencial.
Aqui vai uma lista de equipamentos de segurança essenciais para técnicos refrigeristas:
  • Luvas de Isolamento: Um dos mais essenciais equipamentos de segurança também é um dos mais fáceis de se conseguir. Além de proteger do calor proveniente de processos de solda,  a luva isolante também serve para proteger de cargas elétricas fatais.
  • Botas: Apesar de não ser a preferida de alguns técnicos, a bota é um equipamento isolante muito importante. Além de proteger de sobrecargas elétricas, a bota protege seus pés de objetos cortantes que podem se espalhar pelo chão. A bota também oferece uma aderência maior durante o uso de escadas ou transporte de objetos pesados.
  • Óculos de Segurança: Ao lidar com gases quentes e fluidos tóxicos, é absolutamente necessária a proteção dos olhos. Dessa maneira, o uso de óculos se torna a melhor opção.
  • Cinto com Talabarte: Para trabalhos em alturas elevadas, o cinto com talabarte é um item essencial. Ele impede que, no caso de um desequilíbrio repentino, o técnico não sofra uma queda fatal.
  • Capacete: Também para trabalhos em altura, o capacete precisa ser uma medida de segurança adotada rotineiramente. Afinal, o item previne lesões causadas pelo impacto repentino em uma área sensível do corpo.

Sua vida é mais importante que qualquer serviço. Use Equipamento de Proteção Individual.

Pode ser que você ache que o uso de EPIs é um frescura. No entanto, notícias de acidentes fatais na área de refrigeração são cada vez mais comuns. Essas situações poderiam ser facilmente evitadas com o uso de um equipamento de segurança. Destaque-se no mercado utilizando todos os equipamentos de segurança necessários e não coloque sua vida em risco por um serviço. Sua família e amigos agradecem.
Esse foi um texto útil pra você? Nosso blog está cheio deles. Dá uma olhadinha nesses textos que separamos para você.
5 Dicas para Instalar Bomba de Dreno em Ar Condicionado Conheça o Alicate Lokring, a ferramenta para fazer solda fria. Por que usar uma Bomba de Limpeza para Split?


Did you find it helpful?
LIKE
DISLIKE