Notícias: Últimas notícias sobre empreendedorismo, varejo, comércio, inadimplência, economia, inovação, mercado, franquias, legislação, eventos, crédito - Pequenas Empresas & Grandes Negócios - EDT MATERIA IMPRIMIR - Loja fluminense cresce 40% depois do Empretec

 

 

 

Imprimir

Notícias / capacitação

Loja fluminense cresce 40% depois do Empretec

Empresária aplica no negócio melhorias como vitrines iluminadas e atendimento especial aos clientes

Da Agência Sebrae de Notícias
   Divulgação
 

Será que sou empreendedora? Estou tomando as decisões certas? Vou conseguir sucesso no meu negócio? Mesmo com duas décadas de experiência, a empresária fluminense Graciele Davince ainda tinha dúvidas sobre seu perfil. Ela é formada em Contabilidade e Administração de Empresas e comanda em Niterói (RJ) a Eletrofigor - distribuidora de peças e ferramentas das melhores marcas do mercado, como Brastemp, Consul e Elgin. Graciele começou a atuar no ramo com o pai, que revendia peças para eletrodomésticos.

“Sempre trabalhei em família, primeiro com meu pai e depois com meu irmão. Em junho de 2010, assumi sozinha a nossa loja em Niterói, que tinha apenas 40 m². Em janeiro, mudei para um endereço de 100 m², onde implantei mudanças drásticas, mas ainda não tinha certeza de que estava no caminho certo”, explica a empresária.

Com o alto custo do investimento e ainda com medo de dar um passo maior do que a perna, a empresária conheceu em junho de 2010 o Empretec. “Isso fez toda a diferença na condução da nova fase do negócio”, diz Graciele. A metodologia, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para despertar características empreendedoras, é ministrada no Brasil pelo Sebrae.

O resultado da capacitação surpreendeu a empresária. A Eletrofrigor cresceu 40%. Para Graciele, o Empretec mostrou o potencial da empresa. “O seminário exercita o talento, a motivação e a confiança. Foi como se eu me sentisse autorizada para tirar meus projetos da gaveta e transformá-los em realidade. Deixa de ser um sonho para ser uma meta”, explica.

Para construir uma identidade, a empresária conta que, por pura intuição, decidiu transformar sua loja em um ambiente elegante, com vitrines iluminadas e dar atendimento privilegiado aos clientes, que têm a oportunidade de conhecer as novas peças e experimentar ferramentas. O espaço amplo e agradável, com direito a ar condicionado e cafezinho, agradou tanto que ela replicou o modelo em setembro, no município vizinho de São Gonçalo.

Um mês depois, conquistou por meio de parceria um reconhecimento importante. A líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, reconheceu a Eletrofrigor como uma das duas referências em loja de varejo do país. “O mais engraçado é que a outra escolhida é do Rio, do meu namorado, que adotou várias das minhas ideias e fez o Empretec por causa da minha insistência. Além dele, meus gerentes e vários amigos já se inscreveram. Faço propaganda mesmo”, diverte-se.

Segurança

Graciele admite que a insegurança sobre sua capacidade profissional deixou de existir, mas a vontade de aprender não passou. Ela já fez o curso de Estratégia Empresarial e agora participa da capacitação Administração e Finanças. “As ferramentas do Sebrae são práticas, didáticas e podem ser aplicadas no negócio. Ainda tenho o acompanhamento dos consultores, sem falar na importância da rede de contatos”, elogia.